
Freddie Mercury: The Great Pretender é um documentário de longa-metragem de 2012 vencedor do prêmio Emmy / Rose d’Or sobre ocantor do Queen , Freddie Mercury e sua tentativa de forjar uma carreira solo. O filme é um empreendimento britânico co-produzido pela EMP e Mercury Songs para Eagle Rock Entertainment, com Eagle Rock atuando como distribuidor.
Dirigido por Rhys Thomas e produzido por Jim (Miami) Beach, Rhys Thomas e Joss Crowley. O documentário estreou na BBC One de forma editada como parte da série Imagine, e mais tarde o Director’s Cut foi exibido na BBC Four . Ganhou 3,5 milhões de telespectadores quando foi ao ar na BBC One em outubro de 2012 e mais 1,2 milhão quando foi exibido na BBC Four.
Produzido e dirigido por Rhys Thomas , um especialista e fã de longa data do Queen. Thomas se concentrou no material de arquivo de Mercury, voltando a 1976 em busca de imagens para mostrar a história da vida, carreira e projetos solo de Mercury, incluindo o álbum Mr. Bad Guy , no qual ele havia trabalhado fora do Queen. O produtor, editor e diretor de fotografia por trás do documentário de 2011 da BBC Queen: Days of Our Lives .
O filme foi transmitido exclusivamente no canal de televisão britânico BBC One no dia 16 de outubro de 2012 às 22h35 na Inglaterra e Escócia e 23h05 no País de Gales e Irlanda do Norte com uma versão editada de 65 minutos. O documentário coincidiu com o lançamento do novo álbum da Edição Especial de Barcelona com o álbum original de Mercury e Caballé regravado com uma orquestra completa de 80 peças (um recurso na produção deste álbum está incluído em ambos os formatos) e um novo livro, também intitulado The Great Pretender , com arte correspondente.
Recomendação: Bohemian Rhapsody(2018)