
Durante uma viagem a uma praia varrida pelo vento, Maurice Hall, um estudante de 11 anos, recebe instruções sobre os “mistérios sagrados” do sexo de seu professor, que quer explicar ao menino sem pai as mudanças que experimentaria na puberdade.
Anos mais tarde, em 1909, Maurice está em Cambridge , onde mantém uma amizade com dois colegas: o aristocrático Lorde Risley e o rico e bonito Clive Durham. Durham se apaixona por seu amigo e surpreende Maurice confessando seus sentimentos. A princípio, Maurice não reage favoravelmente à revelação. Ele logo percebe que ele retribui os sentimentos de Durham. Os dois amigos embarcam em um caso de amor, mas, por insistência de Clive, o relacionamento deles permanece não-sexual. Para ir mais longe, na opinião de Durham, diminuiria os dois. Clive, um membro da classe alta, tem um futuro promissor pela frente e não quer se arriscar a perder sua posição social. O relacionamento próximo deles continua depois que Maurice é expulso de Cambridge e começa uma nova carreira como corretor Londres .
Os dois amigos mantêm seus sentimentos em segredo, mas ficam assustados quando Lorde Risley é preso e condenado a seis meses de trabalhos forçados depois de solicitar sexo a um soldado. Clive, com medo de ser exposto como homossexual, rompe com Maurice. Após seu retorno de uma viagem à Grécia , Clive, sob pressão de sua mãe viúva, casa-se com uma garota rica ingênua chamada Anne e se instala em uma vida de domesticidade rural.
De coração partido, Maurice procura a ajuda de seu médico de família, Dr. Barry, que descarta as dúvidas de Maurice como “lixo”. Maurice então se volta para o Dr. Lasker-Jones, que tenta curar seus desejos homossexuais com hipnose. Durante as visitas a Pendersleigh, propriedade de Clive, Maurice atrai a atenção de Alec Scudder, o submarino que emigrará com seu irmão para a Argentina. Maurice não só não percebe o interesse de Scudder por ele, mas inicialmente o trata com desprezo. Isso não desencoraja Scudder, que espiona Maurice à noite. Simcox, o mordomo de Pendersleigh, suspeitando da verdadeira natureza do relacionamento de Maurice e Clive, sugeriu a Scudder a natureza de Maurice. Em uma noite chuvosa, Scudder sobe uma escada e entra no quarto de Maurice por uma janela aberta. Scudder beija Maurice, que é completamente tomado de surpresa, mas não resiste aos seus avanços.
Recomendação: Tom na Quinta(2013)