
Maxi ( Nathan Lopez ) é um menino gay afeminado de 12 anos que mora na favela com seu pai e irmãos que são pequenos ladrões. A história gira principalmente em torno do conflito entre seu amor pelo jovem e bonito policial Victor ( JR Valentin ) e o meio de vida ilegal de sua família. De orientação neo-realista, o filme é um conto de inocência perdida e redenção em meio à pobreza das favelas de Manila.
Maxi se comporta como uma menina, usando grampos ou faixa no cabelo e pulseiras nos pulsos e até usando batom. Ele é provocado por vizinhos e ex-amigos da escola. Sua sexualidade é, no entanto, totalmente aceita por seus dois irmãos e por seu pai. Uma noite, ele é abordado por dois homens que tentam molestarele, mas é salvo pelo aparecimento de Victor. Victor não tem namorada e sua sexualidade é mantida ambígua. No entanto, ele rejeita os avanços de Maxi. Em um evento importante, o pai de Maxi, seu irmão Bogs e os amigos de Bogs traçam um plano para ensinar a Victor uma lição sobre seu comportamento em relação a Maxi. Eles o deixam ensanguentado e espancado. Assim como Victor o salvou, foi Maxi quem chegou para resgatar Victor e interrompeu o espancamento. Ele então limpou as feridas de Victor e preparou o café da manhã para ele. Maxi sentiu pena e de alguma forma se sentiu responsável por seus ferimentos. Victor então acariciou carinhosamente os cabelos de Maxi e Maxi roubou um beijo.
Depois que o pai de Maxi é morto pelo chefe de Victor, Maxi resiste às tentativas de Victor de renovar sua amizade. A cena final mostra Maxi passando por Victor, que estacionou na beira da estrada no caminho de Maxi para a escola. Ele ignora Victor ao passar por ele, hesita momentaneamente ao cruzar a estrada e segue seu caminho. Esta última cena é uma homenagem à cena final de “The Third Man (1949)”.
Ang Pagdadalaga ni Maximo Oliveros é um filme filipino de 2005 sobre uma adolescente gay que está dividido entre seu amor por um jovem policial e sua lealdade à família. O filme competiu no 1º Festival de Cinema Cinemalaya em 2005. O filme foi a entrada oficial das Filipinas para o 79º Oscar . É um dos poucos filmes digitais lançados em 2005 a se sair bem nas caixas registradoras. Também circulou em festivais internacionais de cinema.
Recomendação: Victor ou Victória(1982)