
Filme sobre o famoso sexólogo Dr. Magnus Hirschfeld, um judeu gay e socialista que em 1897, fundou o primeiro grupo político gay da história. Também em Berlim, abriu seu Instituto de Ciências Sexuais, em 1920, que se mantém único e foi altamente comentado pelo mundo. Hirschfeld morreu no exílio na França, em 1935, dois anos depois de ter todo o trabalho de sua vida destruído pelos nazistas. O filme revela a personalidade e as experiências de Hirschfeld por meio das principais figuras da sua vida; do amor impossível pelo Barão von Teschenberg aos anos felizes que passou com o jovem Karl Giese; da luta com o principal oponente à causa gay, o escritor de direita Adolf Beand, ao apoio de seu anjo-da-guarda, o travesti Dorchen, uma figura de grande inteligência e coragem. “O Einstein do Sexo” foi o nome dado a Hirschfeld pelos jornais americanos, em 1931. Perguntado a respeito da comparação, ele respondeu; “Acho muito bom, mas o melhor seria chamar Einstein de Hirschfeld da Física”.
O Einstein do Sexo: Vida e Trabalho do Dr. M. Hirschfeld ( alemão : Der Einstein des Sex ) é um filme alemão de 1999 dirigido por Rosa von Praunheim . A trama segue a vida do médico judeu Magnus Hirschfeld , que era sexólogo e socialista gay. Em 1897, Hirschfeld fundou o primeiro grupo político gay da história.
No filme, três dos amigos mais próximos de Hirschfeld são retratados: Barão Hermann von Teschenberg, Karl Giese e Dorchen (um transexual). Eles estabeleceram o primeiro Institut für Sexualwissenschaft em Berlim em 1919 e tentaram manter o instituto aberto durante a ascensão do Terceiro Reich no início dos anos 1930.
Embora inspirado pela vida de Hirschfeld, o filme é uma obra de ficção contendo personagens inventados e incidentes e atribuindo motivos e sentimentos a Hirschfeld e outros com base em pouca ou nenhuma evidência histórica.
Recomendação: Cazuza – O Tempo Não Pára (2004)